Caderno 2 – Cobertura Skol Beats 2

Simian Mobile Disco ganha com invenção e rock retrô

Com vocais reproduzidos por samples de house, o som do duo deu num groove que não deixou ninguém parado

Monique Oliveira

Apesar de entrar no Skol Live Stage com 1 hora de atraso, James Ford e James Shaw, a dupla que forma o Simian Mobile Disco, aliou música eletrônica inteligente com interação com o público. Os hits It’s the Beat e Hustler fizeram muitos fãs vibrarem, mas a diferença entre outras atrações era notável: a experiência do dueto como DJs fez com que os hits ficassem difusos em um set construído para manter a pista.

Simian Mobile utilizou remixes de suas próprias produções e, com isso, fez uma boa apresentação, sem a necessidade de fazer o público esperar por músicas mais conhecidas para se manifestar. Enquanto todo o set mantinha as pessoas vibrando com batidas de electro, minimal e ‘arranhadas’ do acid – aquele som que parece reproduzir a guitarra elétrica digitalmente -, vocais reproduzidos por samples de house despontavam em um groove que não deixou ninguém parado.

A visão, de quem olhava do alto, era animadora: mãos para cima, gritos e pulos embalavam a multidão de óculos escuros, preparada para a manhã que se aproximava. A mistura de batidas de minimal ao fundo com um rock retrô e samples de dance music fez a diferença do set construído pela dupla – que dançou e vibrou junto com o público do início ao fim.

Ao contrário dos alemães do M.A.N.D.Y, que se apresentaram na tenda The End, com um set-conceito em que as pequenas batidas se juntam àquela famosa parada que reproduz um ‘transe’ que parece trazer apenas uma nota, o set de Simian Mobile tinha complexidade e o melhor da utilização de samples de e-music – em uma difusão de sons que fica difícil perceber e separar as batidas.

Embora classificados na leva das chamadas bandas de ‘new rave’, em que a música eletrônica se torna um pano de fundo para vocais de apelo pop, James Ford e James Shaw conseguiram fazer uma apresentação em que a riqueza de harmonias se aliou na medida certa do groove para fazer o corpo mexer.