Por que estudar Comigo?

Primeiramente porque amo o que faço e tenho muita dedicação e carinho pela minha profissão. Por isto, tudo fica mais prático ao ensinar o idioma, pois ensino de forma dinâmica e o aluno estrangeiro sente prazer em estudar esse idioma tão lindo.

Aqui vou relatar um pouquinho de como comecei a trabalhar com a Língua Portuguesa como Segunda Língua. Então, vamos lá! Iniciei nessa nobre jornada no Centro de Idiomas do Exército (CIDEX) no ano de 2016, atuando como Professora de Português como Língua Estrangeira (PLE) para Militares das Nações Amigas (MNA), no Curso de Português para Militares Estrangeiros (CPME), curso de 8 meses e para o Estágio de Idioma Português e Ambientação (EIPA), estágio intensivo com a duração de 2 meses, normalmente para alunos que já conheciam o idioma português.

Posso afirmar que assumi o papel de mediadora no processo ensino-aprendizagem (sociolinguístico e multicultural). O trabalho pedagógico desenvolvido com os alunos/militares estrangeiros exigiu que eu fosse além da sala de aula, pois, foi necessário conhecer e compreender a cultura e a individualidade de cada MNA. Assim, em sala de aula trabalhei com o aspecto pluricultural, de forma que as diferentes culturas pudessem ser trabalhadas.

No ano de 2018, participei da visita de cadetes dos Estados Unidos da América – US Military Academy (USMA) sediada em West Point NY, EUA, integrei os alunos do CPME aos cadetes dos EUA. Fiquei orgulhosa de ver tanta nacionalidade em uma sala de aula “juntos e misturados”. Fui madrinha dos Militares das Nações Amigas entre os anos de 2016 a 2019, uma função bem peculiar, pois é além da sala de aula.

Ahhh posso dizer que me encontrei e realizei como professora, pois mais aprendi que ensinei. Assim é a vida de uma professora! Tenho experiência com alunos de cinco continentes – América, Europa, África, Ásia e Oceania – diversas nacionalidades, como exemplo, Alemanha, Arábia Saudita, Camarões, Chile, China, Coreia do Sul, Egito, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana, Indonésia, Mauritânia, México, Namíbia, Paquistão, Paraguai, Peru, Porto Rico, Rússia, Senegal, Suécia, Suriname, Uruguai e Vietnã.

Também não posso deixar de mencionar, dei aulas de PLE para Diplomata e Cônsul da Embaixada dos EUA, por 3 anos, aulas on-line e presencial para alunos de diversas nacionalidades. Fui avaliadora do primeiro Exame de Proficiência Linguística em Língua Portuguesa do Exército Brasileiro. Também sou autora de artigos que dialogam com a educação, cultura, costumes e o idioma português como língua estrangeira. Esses estudos testificam que a inclusão de conteúdos culturais e linguísticos devidamente contextualizados nas aulas colaboram para que os supostos desafios sejam vencidos.

Serei eternamente grata ao Centro de Idiomas do Exército por ter me concedido essa ilustre oportunidade de trabalhar com os Militares das Nações Amigas. Por fim, aos meus queridos alunos (assim os chamo) por ter compartilhado comigo um pouquinho da sua cultura, sabedoria, resiliência, costume e idioma, desde que cheguei no CIDEX, que serviram como fonte de inspiração para esta professora que ama o seu fazer docente.

“Herdámos uma grande casa, a grande casa do mundo. Na qual devemos conviver. Negros, brancos, ocidentais e orientais, hebreus e não hebreus, católicos e protestantes, muçulmanos e hinduístas. Uma família que, injustamente, está dividida por ideias, culturas e interesses. Dado que já não podemos viver separados, devemos aprender a conviver em paz. Todos os habitantes do mundo são vizinhos (…)”

Martin Luther King, J.

Quem sou eu?
Prazer, Monique Oliveira

Sou brasileira, natural do Rio de Janeiro (RJ) e sou muito bem humorada e feliz. No momento moro na Alemanha e estou estudando o idioma, cultura e costumes desse grandioso país. Quando morava no RJ, sempre conversava com a querida Clarisse Lispector e seu cão Ulisses (eles são incríveis). Adoro viajar, fazer atividades físicas, correr no calçadão de Copacabana, conversar, ler, fazer poemas, escutar músicas, acho incrível admirar o céu e toda a sua plenitude, amo dançar e estar na praia (meu lar). Eu tenho um amor enorme por animais e tenho três filhos felinos (a Frida, o Kahlo e o Drummond “orelhinha”). Meu filhote Orelhinha faleceu em 2021, estará sempre no meu coração. Fiz uma tatuagem em sua homenagem. A Frida e o Kahlo tiveram que ficar no RJ, estão bem e felizes com seu tutor.

Sou licenciada em Letras (Português – Inglês) e trabalho como educadora há 21 anos, antes de me formar na graduação, fui professora alfabetizadora por alguns anos, também trabalhei com educação de jovens e adultos e participei de diversas atividades e cursos na área da educação. Logo após, me formei na graduação, comecei a trabalhar com o ensino fundamental e médio, sempre com a Língua Portuguesa. Me Especializei em Língua Portuguesa, com o foco em “Linguística Aplicada” pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e Pós – Graduada em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e sou Mestra em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Minha área de pesquisa foi “Desafios Culturais e Linguísticos no Ensino da Língua Portuguesa para Militares Estrangeiros”, pois na época do mestrado já trabalhava com os alunos estrangeiros.

No ano de 2015, ingressei na carreira militar, como Oficial Técnico Temporário, na área do Magistério de Língua Portuguesa. Desde então, lecionei no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ). Trabalhei no Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEX), com a função de Revisora de Português da Seção de Coordenação de Educação a Distância (CEAD) e realizei revisões de textos divulgados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (EBAula) e em textos publicados no site do CEADEX.

Fiz representações no 22º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), no XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e na 13º Edição do Moodle Moot. Após fui tutora da 1ª Oficina Moodle Básico ocorrida no CEADEX, com o tema “Recursos do Moodle para Tutores”. Realizei, ainda, o Estágio Setorial de Tutoria em Educação a Distância (ESTEAD), na Escola de Instrução Especializada (ESIE) e o Curso de Tutoria em Educação a Distância (CTEAD), na Escola Superior de Guerra (ESG), que muito contribuíram na missão de melhor assessorar a Chefe da Seção e o Comandante do CEADEX.

Em 2016, fui designada para a Seção de Ensino de Português, exerci a função de Professora de Português como Língua Estrangeira (PLE) para Militares das Nações Amigas, no Curso de Português para Militares Estrangeiros (CPME) e para o Estágio de Idioma Português e Ambientação (EIPA).

 No Centro de Estudos de Pessoal e Forte de Duque de Caxias (CEP/FDC), fui revisora da Revista Humanis, de 2016 a 2018, assim como realizei publicações na mesma revista nos anos de 2017 a 2019. Em 2018, fui revisora de Português do site do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX). Participei da visita do Corpo de Treinamento de Oficiais da Reserva (ROTC) dos EUA ao CEP/FDC, atuando na recepção, como intérprete e na ministração de aula de português. No mesmo ano participei da visita de cadetes dos Estados Unidos da América – US Military Academy (USMA) sediada em West Point NY, EUA, lecionei e integrei os alunos do CPME aos cadetes dos EUA.

De setembro a outubro de 2019, participei da Coordenação da prova de redação e da correção das redações do concurso da Escola de Sargentos das Armas (ESA). Também participei e executei a primeira aplicação do Exame de Proficiência Linguística Oral (EPLO) e do Exame de Proficiência Linguístico Escrito (EPLE) para fins de certificação do Idioma Português para Estrangeiros.

Em 2020, realizei a Capacitação do EBAula para docentes do CIDEX (CEBAULA), vindo a desempenhar a função de elaboradora e coordenadora do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do CPME e EIPA.

Entre os anos de 2020 a 2022, fui incumbida para a ilustre tarefa de Pesquisadora do Patrono do CIDEX (General Jardim) e Denominação Histórica “CENTRO GENERAL JARDIM” ao “CENTRO DE IDIOMAS DO EXÉRCITO” e a retificação da data de aniversário do CIDEX e elaboradora do Espaço Cultural General Jardim. No ano de 2021, recebi a Medalha Marechal Trompowsky, dedicados ao Magistério Militar, como reconhecimento aos bons serviços prestados à docência no âmbito do Exército Brasileiro.

Contudo, em 01 de fevereiro de 2023, completei 8 anos no Exército Brasileiro e me despedi do Centro de Idiomas do Exército, com o posto de 1º Tenente. Agora, sou uma Oficial da Reserva (R/2). Com certeza, essa tão nobre missão de trabalhar nas três Organizações Militares (CMRJ, CEADEX e CIDEX) foi cumprida, pois MISSÃO DADA, MISSÃO CUMPRIDA! Sou grata a Deus por essa oportunidade que mudou a minha vida e, posso afirmar, mudou a minha história.

“A farda não é uma veste que se despe com facilidade e até com indiferença, mas uma outra pele, que se adere à própria alma, irreversivelmente para sempre.”

Gen Octávio da Costa

DEPOIMENTOS

“Como Chefe da Seção de Ensino de Português, coordenou os trabalhos em sala de aula, administrativos e diplomáticos. Orientou seus subordinados com respeito e eficiência, implantando melhorias nos processos sob minha responsabilidade e otimizando a distribuição de atividades rotineiras da Seção, contribuindo também com o aprimoramento do trabalho nas demais seções da Divisão de Ensino.” Comandante do CIDEX

 

“A Tenente Monique sempre demonstrou, além da sua indubitável competência nas diversas funções que desempenhou neste Centro, seja na área do magistério português, seja na área administrativa, outras qualidades como profissionalismo, dedicação, confiabilidade, flexibilidade, persistência, e, acima de tudo, ética, que muito contribuíram para a consecução prestimosa da missão nobre de ensinar o idioma pátrio aos Militares das Nações Amigas. Profissional solícita, criativa, afável, bem-humorada, articulada, inteligente, extrovertida e de espírito agregador, soube conduzir e coordenar muito bem as missões que lhe foram delegadas, conquistando a amizade dos militares que com ela trabalharam, assim como estabeleceu laços de amizade e diplomacia com militares dos mais diversos países e continentes. Por tudo isso, a Tenente Monique faz-se merecedora da presente referência elogiosa que ora lhe é designada.” Chefe da Divisão de Ensino

 

Depoimentos

Relatos de alguns alunos do Curso de Português para Militares Estrangeiros (CPME) e Estágio de Idioma Português e Ambientação (EIPA).

Olá, sou o Primeiro Tenente Al-Waleed. Fui para o Brasil, Rio de Janeiro, aprender a Língua Portuguesa no CIDEX. Felizmente, encontrei a professora Monique para me ensinar o idioma. Aprendi muitas coisas da língua, cultura e história. Estendo meus sinceros agradecimentos e crédito a professora Monique, Obrigado!

Cadete Waleed do Exército da Arábia Saudita, CPME 2019

Nesta ocasião especial, quero agradecer, a professora Monique que me orientou no aprendizado do idioma para que agora eu tenha bons conhecimentos da Língua Portuguesa, pois darei continuidade dos meus estudos no Brasil na EsAO. Enquanto estudei no CIDEX, a professora ensinou de forma muito criativa, comunicativa e compartilhava de materiais de fácil compreensão para os alunos. Com esta atmosfera propícia ao aprendizado, os alunos podiam entender o assunto facilmente e de uma forma mais clara para o progresso nas habilidades de Compreensão auditiva e leitora e Expressão escrita e oral. Agradeço sua orientação durante meus estudos de português no CIDEX. 😁💪

Capitão Rilo do Exército da Indonésia, CPME 2022

Preciso destacar que nunca conheci alguém como a Professora Monique. Ela foi a melhor professora, sem dúvidas!
Primeira coisa: muito obrigado por tudo que fez em sala de aula.
Você foi criativa e tinha muita paciência ao explicar as regras do idioma e também toda explicação da cultura brasileira.
Lembro que fazia dinâmicas para mostrar como pronunciar cada palavra. Eu gostava muito dos vídeos sobre o idioma e cultura brasileira.
E a coisa mais importante foi seu método de ensino, foi a única coisa que me fez aprender rápido o idioma português, uma língua totalmente diferente do árabe. Mas suas aulas eram incríveis e até divertidas, com isso, eu consegui aprender mais rápido.
Muito obrigado por tudo!

Cadete Sultan do Exército da Arábia Saudita, CPME 2019

Monique é uma professora excepcional, que me inspirou a alcançar meus objetivos acadêmicos e pessoais. Sua paixão pelo ensino foi evidente em cada aula que ministrava, sempre dedicada em tornar o aprendizado interessante, envolvente e relevante para a vida de seus alunos. Além disso, ela é atenciosa, prestativa e sempre disposta a oferecer orientação e apoio, ela é uma líder natural, capaz de motivar sua turma e criar um ambiente de colaboração e respeito mútuo. É uma honra e um privilégio ter a Monique como professora, e eu como um de seus alunos, certamente lembrarei dela com carinho e gratidão por o resto da minha vida. Finalmente, eu quero agradecê-la por me ensinar e me ajudar a aprender um novo idioma enquanto eu estive no seu maravilhoso país. E mais uma vez, só pra saber,
sua ajuda fez uma grande diferença na minha jornada de aprendizado e eu sempre irei lembrar como a professora perfeita.
🙏 🙏

Seu aluno SIDI da Mauritânia. Capitão Sidi da Força Aérea da Mauritânia, CPME 2016.

Meu tempo no CIDEX, foi o melhor momento da minha vida. Aprender português foi muito difícil para mim, mas com a ajuda da professora Monique e dos meus amigos de sala de aula, tornou-se muito mais fácil. Especialmente, a professora Monique para os alunos vietnamitas, pois é uma professora dedicada e uma amiga que sempre ajuda e faz a ambientação da cultura brasileira. Tive muitas dificuldades, normal para um aluno de idiomas. Mas a professora Monique é como uma mãe, cuida, ensina e nos protege. Agradeço muito a professora e a todos pela ajuda. 🥰

Cadete Viet do Exército do Vietnã, CPME 2019

Aprendi muito com você professora Monique, chegei no Brasil sem saber nada do idioma português, lembro bem das aulas internas e externas, eram incríveis. Por sua causa aprendi muito, após 8 meses de curso. Obrigado, professora Monique 🤍
Não esquece o que sempre falei para senhora. Eu sou seu irmão mais novo da Arábia Saudita.

Cadete Abdulmjeed Alharbi do Exército da Arábia Saudita, CPME 2019

Monique é uma professora profissional. Ela é vibrante e tem um comportamento agradável. A professora é dedicada e ensina de uma forma única, sempre pronta para qualquer dúvida. Nós amamos sua maneira interativa de ensinar e sempre esperamos felizes em recebê-la para suas aulas.

Major Khalid do Exército do Paquistão, EIPA 2018

Foi um prazer ter a senhora como professora de português do EIPA. Você dá aula com carinho. Trata tudo certinho e sabe muito bem reunir gente diferente do mundo inteiro. Não é somente aula, mas também saber entender e sentir culturas, religiões e maneiras, com alunos dos diferentes países. Eu lembro muito bem como os alunos chegaram sem saber falar uma palavra em português. Mas com sua mágica em pouco tempo eles saiam falando/conversando em português.
Isso não é para qualquer um que sabe dar aula. Você, professora Monique, é excelente.
E ainda depois de muitos anos você está mantendo contato e ajudando os ex alunos como uma mãe/família.
Por fim, foi um prazer ser seu aluno.
Selva!!!!

Coronel Jagdeu do Exército do Suriname, EIPA 2016

É uma professora fantástica que torna cada aula divertida, enérgica e interativa. Ela cuida genuinamente de seus alunos e faz o melhor para se ajustar ao estilo de aprendizagem de cada aluno. Sua abordagem enérgica ao ensino e aprendizagem incentiva os alunos e os mantém focados e sempre a quererem buscar por mais conhecimento. Posso dizer que ela é uma professora experiente, pois a maneira como conduzia nossa sala de aula era exemplar. E acredite, quando digo, ensinar militar não é fácil. E ela conseguia muito bem.
Por isso, curti muito as aulas da professora Monique.

Sargento Lawrence Douglas do Exército da Guiana, CPME 2022

As aulas com a professora Monique foram incríveis, amei!
Ela tem um dom muito especial, tem a paciência do mundo inteiro e a coisa mais importante é que ela não é só uma professora, ela é amiga, irmã, ela é a família que se escolhe!
“Olha só gente”, não importa o idioma que você fala. Você vai entender, pois ela vai ensinar o português de um jeito mágico que vai parecer até fácil.
Ela vai ganhar seu coração!

Você mora no nosso coração. Não esqueça disso!

Tenente Rumina Agüero do Exército do Paraguai, CPME 2022

Olá, querida professora e amiga.
Em 2021, foi um ano inesquecível na minha vida porque foi a minha primeira viagem fora do continente africano.
Quando cheguei no Rio de Janeiro, a vida mudou bastante, pois aprendi tantas coisas maravilhosas e diferentes da minha cultura e idioma.
Encontrei pessoas símpaticas, mas foi você que me marcou muito.
Você é uma pessoa simples, extrovertida na sala de aula, uma professora digna e respeitosa. Jamais irei esquecer das aula e da apresentação do Dia Nacional do meu país, muito obrigada.
Eu te desejo muita paz, alegria e successo na sua carreira e harmonia na vida.
Deus te abençoe sempre 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Um abração🥰🥰🥰

Sargento Félix KABATOU, Gendarmerie do Senegal